quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semana de arte moderna de 1922!


Foi um período de muitas agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciado em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.
A Semana, na verdade, foi a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema OS SAPOS, foi desaprovado pela plateia através de muitas vaias e gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau Brasil, Grupo da Anta, Verde-amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.
Quando ocorreu a semana de arte moderna?
A semana de arte moderna, também chamada de semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13,15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Por que ocorreu a semana de arte moderna?
Por que o objetivo era de mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/

Nomes: Vívian Santana, Rayanne Silva, Letícia Luiza, Natália Evelyn & Luana Santos. 9D

15 comentários:

  1. Gostei!!Achei interessante o trabalho de voces

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João....

    ResponderExcluir
  3. O que significou estudar sobre a semana de arte moderna? E no que essa pesquisa influenciou no aprendizado de vocês?

    ResponderExcluir
  4. Foi um trabalho bem interessante, chamativo, legal, bacana de ser feito, a semana de arte morderna de 1922, nos mostrou o que se passava na cabeça das pessoas naquela época, a liberdade de expressão, foi também uma oportunidade dos artistas mostrarem ideias novas.

    ResponderExcluir
  5. Quando e por que ocorreu a semana de arte moderna?

    ResponderExcluir
  6. A semana de arte moderna, ocorreu em 1922, por que o objetivo era criar tendências inovadoras. Só que essa forma de expressão não foi muito bem entendida pelos conservadores.

    ResponderExcluir
  7. A semana de arte moderna foi criada com o objetivo de desafiar a lógica das pessoas

    ResponderExcluir
  8. Realmente,essa foi uma forma que os artistas da época encontraram para deixar seus pensamentos e suas opiniões a respeito de tudo que era tabu na época.

    ResponderExcluir
  9. O que significou estudar sobre a semana de arte moderna?

    ResponderExcluir
  10. Esse movimento resoltou em grandes mudanças na culta e na arte do Brasil, de fato!
    Mas essa obra aí postada e a autora dela, não participaram dos eventos da Semana de "22", só depois da formação do clube dos cinco, Tarsila se tornou uma peça importante para arte brasileira. Pintou essa composição com a misturas de outras duas.
    Obs: Até os dias de hoje tem muita gente que se espanta com arte modera, estão ligadas as artes clássicas e tradicionais.

    ResponderExcluir
  11. Quais foram os principais pintores desse movimento .
    Por favor mim respodam rapido,é para um trabalho :)
    Beeeeiiijos'

    ResponderExcluir
  12. gostei obrigada pela esta imformaçao

    ResponderExcluir