quinta-feira, 19 de maio de 2011

Revolta da Vacina








Introdução

O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.

Situação do Rio de Janeiro no início do século XX

A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubonica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.

Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.

Campanha de Vacinação Obrigatória

A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.

Revolta popular

A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.

As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade. Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltava a calma e a ordem.

( RODRIGO SILVA, PALOMA OLIVEIRA, GABRIELLE AMARAL, CAROLINE DO CARMO, ). 9-D

Disponível em:www.suapesquisa.com.br

9 comentários:

  1. como surgiu e quando aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. MARCOS, A revolta da vacina foi desencadeada através da campanha de vacinação obrigatória imposta pelo governo federal e aconteceu no ano de 1904.

    ResponderExcluir
  3. Acabou a revolta, mas a epidemia de variola parou, já que a vacina passou a não ser obrigatória ?




    Grupo: Daiana, Daniel, Matheus.B, Thamiris .

    ResponderExcluir
  4. Gabrielle,Rodrigo E Paloma25 de agosto de 2011 às 05:43

    BOM,Thamiris, com o tempo,as pessoas se tornando himunes contra a varíola,por de certa forma estarem "acostumadas" com a doença por já a terem contraído. Obrigada pele a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Achei o trabalho muito interesante.

    ResponderExcluir
  6. raphaela e gabriella25 de agosto de 2011 às 06:07

    todas tinham direito a vacina?

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
  8. obrigado pela ajuda,tenho um trabalho no colégio sobre isso, e agora estou sabendo bem o que aconteceu naquela época

    ResponderExcluir
  9. a vacina passa a não ser obrigatória , mas a miséria a condições precárias de vida continuavam.

    ResponderExcluir