quinta-feira, 3 de março de 2011

Sociedade industrial e pós industrial

Antes da instalação da sociedade industrial a vida era voltada para a produção de bens rurais e o poder estava nas mãos dos grandes proprietários de terras. A partir do século XVIII o sistema social se volta para a produção, em grande escala, de bens materiais através da indústria e o poder deslocou-se para as mãos dos proprietários das empresas. O centro do sistema foi ocupado pela produção em grande escala dos bens materiais (geladeiras, tvs, carros, etc.).
Mais ou menos na metade do século XX, depois da II Guerra Mundial, apareceu uma sociedade nova que chamamos de pós-industrial ou de sociedade contemporânea. Esta sociedade é caracterizada pelo fato de sua centralidade não ser mais a produção em grande escala de produtos materiais, mas a produção de informação, serviços, símbolos e estética.
Há alguns anos atrás, as pessoas mais importantes eram donos das empresas mais importantes do mundo, as que produziam bens materiais: Ford, Fiat. Etc.
Neste momento, a pessoa mais importante é a que não produz bens materiais, mas informações: Bill Gates - no Brasil – Família Marinho, Silvio Santos.
Se hoje uma pessoa produz informação ela pode facilmente conquistar a hegemonia de um país.

Texto extraído e adaptado de:
1-A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar - (notas de conferência para alunos e professores de ensino médio em diversos estados do Brasil) - Elian Alabi Lucci - Editora Saraiva
2-A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - Elizabeth Silveira Schmidt - Professora Adjunto do Depto. de Educação da UEPG.

O que é para você viver na sociedade industrial e pós-industrial?



8 comentários:

  1. Uma vida na sociedade pós industrial é muito boa !!!!
    Mas muitos não vivem mais em uma sociedade que não seja industrializada.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, viver na sociedade industrial e pós-industrial é poder explorar de meios não só de comunicação mas também de meios tecnológicos para serem desenvolvidos na educação e no cotidiano para que possamos ser pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  3. uma vida ma sociedade pos industrial foi boa!pois nuitas pessoas consseguram abrir seu proprio negocio porem era usado no poder da industrializacao.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, viver na sociedade industrial e pós-industrial é poder explorar de meios não só de comunicação mas também de meios tecnológicos para serem desenvolvidos na educação e no cotidiano para que possamos ser pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  5. Para mim, viver na sociedade industrial e pós-industrial é poder explorar de meios não só de comunicação mas também de meios tecnológicos para serem desenvolvidos na educação e no cotidiano para que possamos ser pessoas melhores. Gabrielle

    ResponderExcluir
  6. A minha vida na sociedade pós industrial e perfeita eu tenho certeza que eu não viveria sem a sociedade pós industrial

    ResponderExcluir
  7. Viver em uma sociedade indutrial é bem legal,com essa tecnologia podemos ter mais contato com o mundo exterior e podemos conhecer pessoas de outro paises.

    ResponderExcluir
  8. A sociedade industrial e pos-industral é uma sociedade que vive em constantes transformações.Uma pessoa do ramo da comunicação por exemplo o silvio santos que é dono de uma das maiores emissoras do brasil,a familia marinho que é dona da globo a melhor emissora de tv do brasil é mais importante que um dono da fiat por exemplo.A sociedade industrial é fundamental para os adolescentes por exemplo
    que necessita muito de modernizações como um computador mais moderno,um celular "mais chique".

    ResponderExcluir