quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Educação e Tecnologias digitais

Escolas de todo o Brasil recebem 150 mil laptops  
Mais 300 unidades serão beneficiadas pelo projeto Um Computador por Aluno -  experiência gera impacto na educação
Luciana Alvarez (O Estado de São Paulo, 15/09/2010 - São Paulo SP)

Começam a ser entregues na próxima semana os últimos computadores do projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. Serão distribuídas 150 mil máquinas em 300 escolas de todo o País. Em seis municípios, 100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.


No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas. Mas colocar esses equipamentos na escola induzem mudanças", afirmou Roseli Lopes, que coordenou uma das experiências iniciais no colégio paulistano Ernani Silva Bruno, durante o 3.º Encontro sobre Laptops na Educação, ontem, em São Paulo. "Nosso objetivo era que os alunos criassem curiosidade, autonomia e condição para fazer análises críticas. E eles conseguiram", disse Léa Fagundes, uma das coordenadoras da primeira experiência em Porto Alegre.
[...]

E aí. Vocês acham que o computador pode realmente melhorar a educação no Brasil? Participem desse debate...

3 comentários:

  1. Eu acho muito interessante esta ideia do governo em parceria com o estado!Incentivará mais os alunos a irem na escola,nao posso dizer que incentivara os alunos a estudarem,mas incentivara a irem na escola!Mais nao podemos aposentar o bom e velho caderno.

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos adolescentes tem computador em casa,isso irá ajudar a incentivar os alunos a estudar mais e a procurar na internet um novo meio de uso.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a ideia, levará a um grande incentivo ao estudo !
    Mas as escolas que não receberam os computadores ?
    Depois este programa será implantado em todas as escolas do Brasil ?

    Grupo: Thamiris, Daiana e Daniel.

    ResponderExcluir